Com rigor artesanal e look anti-efêmero, Artefacto Edition 2018 passeia despretensiosamente por questões contemporâneas e formas etéreas.
Razão e Sensibilidade
Da mistura na de técnicas e materiais em leituras que partem do brutalismo ao futuro mais avant-garde, Patricia Anastassiadis explora novos territórios com o bom e velho rigor artesanal da Artefacto.
Desde que assumiu a consultoria de produtos da Artefacto, há quatro anos, Patricia Anastassiadis, um dos maiores nomes da arquitetura do País, mirou na evolução da tradição. \"O DNA da Artefacto sempre buscou um padrão de excelência internacional, com as melhores matérias-primas e um rigor artesanal raro na indústria. É assim que a marca vem construindo uma história de mais de quatro décadas. Desde que assumimos o front dos lançamentos, procuramos valorizar ainda mais esse legado, em formas que buscam a atemporalidade, já que um móvel não é um bem de consumo efêmero e, muitas vezes, chega a atravessar gerações\", conta a arquiteta. Para a Artefacto Edition 2018, Patricia, que acredita que \"quando se perde a sensibilidade daquilo que é feito à mão, a civilização corre um risco\", se vale de temas atuais relevantes compartimentados em quatro caminhos (Primitivo, Fiber Lab, Campanha e Space) para delinear o mobiliário, elevando o discurso – e o curso – do design a um novo patamar de importância cultural, com leveza e sem nenhuma pretensão. \"Não há aqui um storytelling forçado para justificar esta ou aquela curva, este ou aquele traço. A inspiração-chave da nova coleção como um todo é o próprio ser humano, suas interações entre si e com o meio ambiente – um resgate daquilo que é verdadeiramente essencial inclusive dentro de casa\", contextualiza. \"E graças a essa proximidade com os processos fabris e com o DNA do brand alcançamos maior maturidade na mistura dos materiais, com uma ousadia pé no chão que busca a originalidade sem comprometer fundamentos da mobília, como a ergonomia e a plasticidade enquanto extensão do próprio hábitat, do invólucro arquitetônico. \"Do primitivo/vernacular ao retro-futurismo, do artesanato fatto a mano ao utilitarismo da vida nômade e sem fronteiras, os moods da nova coleção traduzem muito mais do que tendências de um segmento – são statements de uma marca protagonista e alinhada com o seu tempo, que plasma na manufatura de seus mobiliários as técnicas clássicas, as tecnologias de ponta e uma razão de ser que começa e termina no conforto, em todas as suas vertentes.